SBTCC - Núcleo Grande POA



SBTCC - Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

Desde 1975 ensinando Estilo Tradicional Yang


Em PORTO ALEGRE (RS)

Locais e Horários para Praticar:

Local: Instituto Sulbrasileiro de Aikido
J. Guimarães, 171 - Sta. Cecília F:(51) 3333.7867
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas e Quartas-Feiras - 08hs 30min

Local: Das LoQueSea
Crist.Colombo, 2185 - Sala 224
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas-Feiras - 19hs 15min

Local: PARCÃO - Parque Moinhos de Vento
Junto do Moinho e da pequena cachoeira
Porto Alegre - RS - Brasil

Sábados - 09 hs, se não chover


Malu Darcie

Cref ......: 9259 G/RS

E-Mail ...: maludarcie@gmail.com
Telefone : (+55 51) 9919.3847


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Ligação de 52 Anos com Tai Chi Chuan



Um Laço Estabelecido com Tai Chi Chuan
Há 52 Anos e ...



Neste Final de semana,
as Pontas do Laço se Encontraram

      Nasci há 52 anos, praticamente sem chances de sobreviver segundo os médicos, de uma mãe alemã (Scheffel) e um pai italiano (Darcie). Uma combinação de fácil combustão, como diria meu filho (e astro-físico) Douglas. O que eles tinham em comum ??? Eram católicos ferrenhos ...

      Na imagem à direita, meus pais (em baixo, na esquerda), e meus avós paternos - vô Emílio e vó Amábile (em pé, no centro).
(Clique nas imagens para expandir)


      Contrariando os prognósticos, em algumas semanas recebi alta, embora com alerta de risco de vida até os 6 meses de idade. Quem me conhece, talvez (agora) entenda porquê tenho uma certa predileção em contrariar ...

Malu, com 1 aninho e já fora de perigo, embora pequena para a idade.



      Reza a lenda, que mamãe e vó Amábile (meu grande amor, quem me criou e educou), levaram a frágil bebê até os pés de uma linda santa, no Bairro Glória, pediram sua proteção e fizeram uma promessa ...

      Se a menina sobrevivesse receberia o nome 'Maria de Lourdes', em homenagem à Virgem Maria e à Nsa.Sra de Lourdes (na foto).


      Por circunstâncias da vida, de repente minha mãe ficou sozinha, sem saber como prover seu filho de 11 anos e uma menina com algumas semanas de uma vida com chances duvidosas.

      Meus avós entraram em cena para me buscar. Eles se tornaram meu norte. Seu amor e os infindáveis exemplos de uma vida com ética, respeito e generosidade estão guardados em meu coração. É onde sempre posso me refugiar. Foram meus primeiros e maiores professores, pais e amigos.



      Eu me safei, cresci e, de vez em quando, vínhamos do interior para visitar minha mãe e meu irmão. E, seguidamente, também íamos na gruta de uma santinha que parecia ficar muito longe ...

      Voltei a morar em Porto Alegre em 1979, e seguir meus estudos. Os anos passaram, fiz graduação, especializações, construí uma carreira e uma família. Várias vezes pensei em ir até a Gruta de Nsa.Sra de Lourdes, e sempre adiava. Em 1989, meu filho nasceu no Hospital Divina Providência, na Glória, no topo de uma linda montanha de onde se vê toda a cidade. Ao sair do hospital, tornei a pensar na pequena gruta. Mas imaginei ficar longe; nem tentei me informar.


      E a vida seguiu, tristezas e alegrias, e meu avós, pais e meu irmão foram indo para o outro lado da vida. Meu rumo profissional se dirigiu para o Tai Chi Chuan e a Medicina Chinesa. E meses atrás comecei a idealizar um curso de Chi Kung nos moldes de minhas experiências num hospital na China.

      Ao comentar com a queridíssima Natália Rodrigues (na foto) sobre o que vinha fazendo, ela se movimentou para o curso acontecer num Ambulatório de Práticas Integrativas onde estava estagiando.

19 de Outubro chegou !
      Muito treino, preparo, noites mal dormidas ... E chegou a 'hora da verdade'. Chegamos em frente ao hospital 1 hora antes do início do curso, e Natália quis me mostrar um 'lugar lindo' ali pertinho.

      Enveredar pela alameda de natureza exuberante bastou para sentir que aquele lugar era muito familiar.

      O tempo deixou de existir e tive a sensação de ser ainda aquela menina que zanzava por ali, enquanto vó Amábile, com reverente respeito, se ajoelhava para rezar.

      Há 51 anos, aos pés dela pediram por minha vida. Duas décadas depois, meu filho nasce ali. Agora, o primeiro curso que idealizei iria acontecer no mesmo lugar. As pontas do fio da vida se fecharam num laço !

Em homenagem à Virgem, à Nsa.Sra de Lourdes
e às grandes e heróicas mulheres, minhas ancestrais,
com reverência e respeito me prostrei e agradeci !


Imagens do Curso
Chi Kung para a Saúde dos Sistemas Internos - Módulo I

(Clique nas imagens para expandir)











































Com profundo respeito,
Deixo a seus pés, Nsa. Sra de Lourdes,
Todo meu carinho e gratidão !






2 comentários:

  1. Momentos "especiais" só acontecem a pessoas "especiais" como tu Malu Darcie! Teu depoimento é a prova disto e a "sensação de lindo sonho" que sentes é o que chamo de "estado de graça", que nos dá a certeza de nunca estarmos sós nesta jornada! Parabéns, aproveita muito e torna este momento a fonte de energia para seguires tua caminhada forte, serena e feliz! Um beijo no teu coração!

    ResponderExcluir
  2. India Nara queridona!, Muito agradecida por seu carinho sempre presente. Apesar da distância física, nossos corações seguem próximos. Mesmo sentindo a saudade, é muito gostoso quando percebemos estarmos ligados por nossas mentes e corações. Muitas vezes temos a proximidade física de alguém que amamos, mas seu coração está muito longe e impossível de ser alcançado ...

    ResponderExcluir