SBTCC - Núcleo Grande POA



SBTCC - Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

Desde 1975 ensinando Estilo Tradicional Yang


Em PORTO ALEGRE (RS)

Locais e Horários para Praticar:

Local: Instituto Sulbrasileiro de Aikido
J. Guimarães, 171 - Sta. Cecília F:(51) 3333.7867
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas e Quartas-Feiras - 08hs 30min

Local: Das LoQueSea
Crist.Colombo, 2185 - Sala 224
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas-Feiras - 19hs 15min

Local: PARCÃO - Parque Moinhos de Vento
Junto do Moinho e da pequena cachoeira
Porto Alegre - RS - Brasil

Sábados - 09 hs, se não chover


Malu Darcie

Cref ......: 9259 G/RS

E-Mail ...: maludarcie@gmail.com
Telefone : (+55 51) 9919.3847


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Saúde e Longevidade

Todo o ser humano (independente de classe social, estilo de vida, etc.) busca seu bem estar e felicidade. A busca do equilíbrio, do progresso, da conexão com o Universo está impressa na essência dos seres e do próprio Universo. A milenar filosofia Oriental revela ao Ocidente seu maior segredo através dos resultados obtidos pelas práticas presentes em sua medicina e exercícios que combinam os aspectos físicos e mentais: o Poder da Intenção.

A intenção reside no abstrato e precede a vontade expressa no concreto. Para penetrar seus domínios o ser humano precisa resgatar o contato com a pureza de seu período infantil, e se libertar dos condicionamentos impostos pelo verniz da civilização, suas crenças e paradigmas. O taoísmo chama este processo de esvaziamento. Pelo esvaziamento se pode transcender o limitado e o concreto,  e perceber dimensões que estão além do ego. Quando o homem encontra o real poder de SER, segundo a filosofia taoísta, o equilíbrio físico e emocional proporciona terreno fértil para a saúde e longevidade.
 
A Medicina Tradicional Chinesa, aproveitando os princípios taoístas, busca ensinar o homem a explorar sua capacidade de auto-cura, assim como assumir a manutenção de sua saúde, harmonia interna e equilíbrio. Utiliza programas de exercícios simples, suaves e coordenados com respiração profunda, que ajudam a drenar e transformar as emoções negativas, principais causadoras de distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais.
Estes exercícios agem, primeiramente, no plano concreto do físico. Gradual e sutilmente, conduzem a níveis mais profundos de consciência para, mais tarde, atingir a Intenção. Estamos falando do Chi Kung e do Tai Chi Chuan. O vídeo a seguir mostra um pouco sobre este último.

Tai Chi Chuan é uma arte marcial centenária e extremamente popular na China - seu país de origem. É praticada em parques, praças e nos jardins das residências. Nasceu em berço taoísta, nos templos shaolins; os movimentos são lentos, ritmados e coordenados com a respiração.
 
Pode ser definido como um sistema integral de saúde física e mental, de autodefesa e aprimoramento da consciência. Traduzido como Box do Punho Supremo, sua essência, no entanto, está na percepção da quietude dentro dos movimentos.



A circularidade é controlada pela cintura, com base no eixo corporal, na consciência da raiz nos pés, e da alternância ininterrupta do peso. A energia flui pelo corpo naturalmente. O conjunto harmônico e coeso ensinam a paciência, o relaxamento, ensinam que a flexibilidade vence a rigidez; que o extremo da força reside no extremo da suavidade. É o antídoto perfeito para as tensões do dia-a-dia.
 
Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, sem a necessidade de material ou vestuário especial, nem conhecimento prévio. Uma vez aprendido, seus benefícios permanecem, desde que haja um mínimo de regularidade em suas práticas (2 a 3 vezes por semana), por períodos de 30 minutos, pelo menos.

 
A prática ao ar livre, cedinho ou no final das tardes, quando tudo está mais calmo, costuma ser extremamente agradável. É o que a nossa vivência tem demonstrado.
 
Malu Darcie
Cref 9259 G/RS
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário