SBTCC - Núcleo Grande POA



SBTCC - Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

Desde 1975 ensinando Estilo Tradicional Yang


Em PORTO ALEGRE (RS)

Locais e Horários para Praticar:

Local: Instituto Sulbrasileiro de Aikido
J. Guimarães, 171 - Sta. Cecília F:(51) 3333.7867
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas e Quartas-Feiras - 08hs 30min

Local: Das LoQueSea
Crist.Colombo, 2185 - Sala 224
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas-Feiras - 19hs 15min

Local: PARCÃO - Parque Moinhos de Vento
Junto do Moinho e da pequena cachoeira
Porto Alegre - RS - Brasil

Sábados - 09 hs, se não chover


Malu Darcie

Cref ......: 9259 G/RS

E-Mail ...: maludarcie@gmail.com
Telefone : (+55 51) 9919.3847


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Suavizando as Dores da Alma

Quando se pratica Tai Chi Chuan, de certo modo, é como se estivéssemos revendo nossa vida através da Forma. As diferentes posturas se sucedem, a partir do nascimento, no primeiro movimento, até a maturidade para, enfim, soltos e serenos, partirmos para nova etapa, libertos pela morte.

Quem concluiu a Forma já não é o mesmo que a iniciou. A vida se manifesta por formas e pelo abstrato (emoções, pensamentos, experiências). Esta estrutura vai ordenar os eventos da existência nos ciclos da infância, da adolescência e da vida adulta.

As formas evidenciam o movimento do processo de desenvolvimento, tanto da molécula, como o universo enquanto organismo. Pelo movimento, os ciclos se sucedem e escrevem a história: nascimento, crescimento, diferenciação, relacionamentos, acasalamento, reprodução, trabalho, resolução de problemas e morte. Impressa pelos desafios e tensões cotidianas, a forma permite entender algo, captar seu sentido.
 

Na prática, as Formas no Tai Chi Chuan nos levam ao entendimento físico do equilíbrio dinâmico das forças yin e yang, à percepção da alternância do cheio e do vazio, à idéia de vacuidade, de não resistência e de suavidade. Da busca sutil, ao longo da prática, nasce a disciplina; das repetidas jornadas internas brota a essência.
Prática no Parcão em 2011
(clique na imagem para ampliar)


A vida é uma sucessão de formas lidas a partir da postura emocional de cada um de nós. As ilusões, decepções, neuroses e conflitos de toda ordem são, em geral, consequências desta leitura emocional, tanto quanto as alegrias, os prazeres e o equilíbrio. No diálogo bem dimensionado de nosso corpo e psique, a partir dos estímulos externos que nos chegam, construímos os sentimentos que são a 'cola' que faz com que nos percebamos inteiros.


A busca de cada indivíduo deveria ser: aprender a funcionar da melhor forma possível. Ou seja, o melhor resultado com o menor gasto de energia. As posturas do Tai Chi Chuan promovem um estado de meditação que abre as portas para a consciência e para a realidade emocional, enquanto fortalece tendões, articulações e regula os sistemas orgânicos usando o mínimo de energia. É uma excelente ferramenta para aprendermos sobre nossa rica geografia e história pessoal. Através de seus princípios e mistérios ancestrais, promove bem estar, prazer e equilíbrio.

Prática no Parcão em 2011
(clique na imagem para ampliar)

Deixo um convite: arrisque, se descubra, se solte, releia sua alma, aprenda sobre o real e o ilusório através do Tai Chi Chuan. Tem feito maravilhas por mim; pode funcionar para você!


Malu Darcie
Cref 9259 G/RS
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário