SBTCC - Núcleo Grande POA



SBTCC - Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

Desde 1975 ensinando Estilo Tradicional Yang


Em PORTO ALEGRE (RS)

Locais e Horários para Praticar:

Local: Instituto Sulbrasileiro de Aikido
J. Guimarães, 171 - Sta. Cecília F:(51) 3333.7867
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas e Quartas-Feiras - 08hs 30min

Local: Das LoQueSea
Crist.Colombo, 2185 - Sala 224
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas-Feiras - 19hs 15min

Local: PARCÃO - Parque Moinhos de Vento
Junto do Moinho e da pequena cachoeira
Porto Alegre - RS - Brasil

Sábados - 09 hs, se não chover


Malu Darcie

Cref ......: 9259 G/RS

E-Mail ...: maludarcie@gmail.com
Telefone : (+55 51) 9919.3847


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Praticar Tai Chi - Permissão para o Novo

Sempre que tomamos contato com algo novo, que extrapola os paradigmas, diferente da rotina, naturalmente sentimos certa resistência em experimentar. Mas devemos estar atentos para não cristalizarmos em posturas que acabam por comprometer o nosso crescimento intelectual e físico, o nosso amadurecimento espiritual. Levar o estilo de viver para o extremo oposto, se expondo à experiências sem critérios nem limites, também não parece ser um bom rumo. Ao que tudo indica, coincidindo com o pensamento oriental, o 'caminho do meio' pode ser uma boa filosofia de vida - 'nem tanto ao céu ...', como dizemos deste lado do planeta.
 
Interessante lembrar que os pressupostos do Tai Chi Chuan versam sobre o ‘caminho do meio’, o centro, a flexibilidade e a espiralação. Independente dos argumentos sobre os inúmeros benefícios desta prática, estes não poderão ser sentidos sem nossa permissão. É uma esta atividade ainda jovem em nosso meio, portanto, praticada por um grupo relativamente pequeno e, geralmente, entre os orientais.

Aprender algo tão estranho ao nosso estilo de vida como o Tai Chi Chuan, demanda tempo, paciência e esforço físico e mental. Muitos, num primeiro momento acham que tudo é muito lento; outros, pelo sedentarismo, sentem algumas dores (principalmente nas pernas), que tendem a desaparecer muito rápido, tão logo a musculatura e as articulações estejam adaptadas. A prática leva à progressiva quietude mental e, não raro, este contato com o 'vazio' interno provoca um desconforto relativamente acentuado. Independente das primeiras impressões, é importante investir em experimentação para, efetivamente, poder avaliar a contribuição desta prática ao nosso bem estar físico e, principalmente mental.
 
Comprovado por estudos científicos, esta arte interna promove o condicionamento cárdio-respiratório e a saúde dos órgãos internos. Sua filosofia transcende os momentos em que estamos nos exercitando, para se estender à vida diária. Mas para que isto aconteça é imprescindível que haja permissão interior. Sem ela não há como se expor à experiência direta, muitas vezes nada sutil. O instrutor pode auxiliar apenas na parte externa que diz respeito à forma, as posturas de uma seqüência de movimentos. Deve ser um bom instrutor; alguém que já tenha caminhado pelos caminhos que o praticante irá trilhar. Senão, será apenas um teórico, e nesta situação, de pouca valia.
 
O caminho interno para o centro, para a flexibilidade mental, para o ‘vazio’ interior que nos leva a perceber nossa essência, fica por conta de cada um. O espaço para a prática de Tai Chi Chuan na rotina diária dependerá de nossa capacidade em reconhecer os benefícios que ela poderá proporcionar, como estas vivências podem refletir em equilíbrio e economia de energia, como pode tornar nossa vida mais leve e muito mais produtiva. Desenvolver uma nova cultura e implementar novos hábitos depende desta permissão combinada com a vontade de trilhar um caminho diferente de tudo o que já conhecemos.
 
Iniciei este caminho em 1997. O que posso dizer? Desde lá, não teve um só dia que não tenha valido à pena !

Malu Darcie
Cref 9259 G/RS
:)

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário