SBTCC - Núcleo Grande POA



SBTCC - Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

Desde 1975 ensinando Estilo Tradicional Yang


Em PORTO ALEGRE (RS)

Locais e Horários para Praticar:

Local: Instituto Sulbrasileiro de Aikido
J. Guimarães, 171 - Sta. Cecília F:(51) 3333.7867
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas e Quartas-Feiras - 08hs 30min

Local: Das LoQueSea
Crist.Colombo, 2185 - Sala 224
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas-Feiras - 19hs 15min

Local: PARCÃO - Parque Moinhos de Vento
Junto do Moinho e da pequena cachoeira
Porto Alegre - RS - Brasil

Sábados - 09 hs, se não chover


Malu Darcie

Cref ......: 9259 G/RS

E-Mail ...: maludarcie@gmail.com
Telefone : (+55 51) 9919.3847


sábado, 3 de dezembro de 2011

Escolher Estar Saudável

Pela visão de quem vivencia os benefícios e trabalha com Chi Kung e Tai Chi Chuan, saudável é quem se percebe com clareza e consegue manifestar suas intenções por ações que não ferem a si próprio nem os demais, administrando o seu cotidiano de forma equilibrada. Talvez esta seja uma boa definição, talvez não. É apenas um conceito, de qualquer forma. O ponto é: nós nos sentimos saudáveis e felizes? Independente da resposta (positiva ou não), ela mostra o conjunto de escolhas que temos feito em nossas vidas, pelas quais somos os únicos responsáveis.
 
Na suspeita de uma patologia, por exemplo, a busca de diagnóstico por canais competentes e uma atitude colaborativa podem significar escolhas inteligentes. A qualidade de uma escolha pode ser apreciada por seus resultados. A prática regular e adequada de exercícios pode auxiliar um processo de recuperação, minimizar eventuais efeitos colaterais de um tratamento, melhorar a auto-estima, aprimorar a consciência, o controle corporal e emocional.
 
Podemos maximizar estes resultados usando Chi Kung e Tai Chi Chuan. Os benefícios da condução consciente da energia vital através de movimentos relaxados, suaves e circulares podem alcançar qualquer um de nós, independente de faixa etária. O caráter preventivo destas técnicas ajuda a evitar reincidências e contribui para o não aparecimento de novas patologias, muitas delas pelo avanço natural do tempo ou por atividades presentes em nosso estilo de vida. Em princípio, não existe restrição às práticas. Os exercícios são suaves, coordenados com a respiração, o controle mental e executados de acordo com as características do praticante. No entanto, desafiam a nossa coordenação e equilíbrio, exigem o foco da atenção e mexem com as nossas emoções.
 
Embora sejam padronizados, os movimentos podem ser praticados por pessoas com idade avançada junto com outras mais jovens e de distintas compleições físicas. A amplitude dos movimentos respeita os limites físicos do praticante. Segundo o IBRACHI (Instituto Brasileiro de Chi Kung), a Organização Mundial da Saúde, em recente manifesto, divulgou que a caminhada e o Tai Chi Chuan são as únicas práticas que não apresentam contra indicações. Começar a praticar este tipo de atividade depende da capacidade física do paciente para a execução de movimentação leve. Gradativamente, novas posturas e o consequente relaxamento aprimoram o tônus muscular e o condicionamento físico, enquanto o trabalho mental atua no plano emocional e espiritual, gerando um bem estar geral.

 
Então, que tal EXPERIMENTAR ? O resultado de uma escolha como esta pode ser o de nos tornarmos mais SAUDÁVEIS e FELIZES !
 
Malu Darcie
Cref 9259 G/RS
:)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário