SBTCC - Núcleo Grande POA



SBTCC - Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan

Desde 1975 ensinando Estilo Tradicional Yang


Em PORTO ALEGRE (RS)

Locais e Horários para Praticar:

Local: Instituto Sulbrasileiro de Aikido
J. Guimarães, 171 - Sta. Cecília F:(51) 3333.7867
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas e Quartas-Feiras - 08hs 30min

Local: Das LoQueSea
Crist.Colombo, 2185 - Sala 224
P.Alegre - RS - Brasil

Segundas-Feiras - 19hs 15min

Local: PARCÃO - Parque Moinhos de Vento
Junto do Moinho e da pequena cachoeira
Porto Alegre - RS - Brasil

Sábados - 09 hs, se não chover


Malu Darcie

Cref ......: 9259 G/RS

E-Mail ...: maludarcie@gmail.com
Telefone : (+55 51) 9919.3847


domingo, 4 de dezembro de 2011

Medicina reconhece a Meditação

Matéria publicada no Estadão em 07/07/2006, página A16 do primeiro caderno.

Ministério da Saúde baixou portaria incentivando postos de saúde e hospitais a oferecer a técnica em todo o país
 
Em fevereiro, a agência do governo dos EUA responsável pelas pesquisas médicas (NIH, na sigla em inglês) reconheceu formalmente a meditação como prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional. Em maio, o Ministério da Saúde brasileiro baixou uma portaria em que incentiva postos de saúde e hospitais públicoso a oferecer a meditação em todo o País. Essas ações governamentais são sinais da tendência de encarar a meditação não simplesmente como prática de bem-estar que faz bem apenas à mente e ao espírito. Parar diariamente alguns minutos para se concentrar e se desligar do turbilhão de pensamentos que ocupam constantemente a cabeça também ajuda a manter a saúde física.
  
 
’A meditação é diferente da medicina convencional porque quem cuida de você não é o médico. É você mesmo’ , explica a médica anestesista Kátia Silva, que coordena as atividades de meditação no Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. Na cidade, 70% dos postos de saúde oferecem atividades da chamada medicina tradicional, que inclui acupuntura, tai chi chuan e meditação.
 
 

Relativamente recentes, as pesquisas começaram nos anos 70. Uma pesquisa com a palavra meditação no acervo online da Biblioteca Nacional de Medicina, do governo americano, traz 1.400 estudos científicos. Entre outros benefícios, meditar previne e combate a depressão, a hipertensão arterial, a dor crônica, a insônia, a ansiedade e os sintomas da síndrome pré-menstrual, além de ajudar a reduzir a dependência de drogas. Esses estudos mostram que a meditação reduz o metabolismo - os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais lentos e o consumo de oxigênio pelas células cai. É isso que dá a sensação de relaxamento e tranqüilidade.
 
As mesmas pesquisas sugerem que prática também interfere no funcionamento do sistema nervoso autônomo, que é responsável, por exemplo, pela liberação dos hormônios noradrenalina e cortisol durante os momentos de stress. Em quem medita, a duração dessas "reações de alarme" são mais curtas. Dessa forma, a pressão do sangue e a força de contração do coração ficam alteradas por pouco tempo, comprometendo menos a saúde. Apesar dos evidentes os benefícios, a ciência ainda não consegue entender completamente como a meditação age no sistema nervoso. "Uma das dificuldades é o fato de não serem possíveis testes com modelos animais", explica a bióloga Elisa Kozasa, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


Continua na matéria 'Meditação segue a trilha da Acupuntura'.
 
Malu Darcie
Cref 9259 G/RS
:)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário